Com certeza, todos em algum momento da vida já notaram alguma forma ou desenho nas nuvens, criados pela sua imaginação. Então, foi exatamente isso que decidiu fazer um YouTuber e artista alemão, conhecido como Zackabier, só que em vez de usar nuvens, ele escolheu o mapa da Europa.
Após mobilizar sua criatividade e imaginação, ele deu forma a 48 países, que à primeira vista pareciam não ter uma forma definida. O artista utilizou a técnica da simplificação geométrica e das formas abstratas para redesenhar as fronteiras geográficas, atribuindo novas formas aos países que despertam o interesse do observador.
Alguns dos países lembram objetos ou animais, enquanto outros criam uma maneira totalmente nova de pensar e perceber a geografia.
Os fãs de geografia já sabem que a Itália se assemelha a uma bota, mas e os outros países, com o que eles se parecem?
Alguns dos seus desenhos são simples, enquanto outros são bem mais complexos e detalhados. O que o artista certamente conseguiu foi nos fazer ver o mapa de uma maneira completamente diferente, nos desafiando a examinar a geografia de novos ângulos e a associar as formas dos países com sua história e cultura.
Apesar da sátira do artista, algumas pessoas comentaram negativamente, principalmente por motivos geopolíticos, como, por exemplo, os territórios disputados entre países que algumas pessoas acharam que foram retratados de maneira que poderia ser interpretada como uma distorção da realidade ou falta de respeito pelas disputas políticas existentes.
No vídeo que separamos aqui, o artista também questiona a nossa opinião, pois podemos ver as formas dos países europeus de uma maneira diferente, dependendo das nossas referências pessoais e experiências.
A obra de Zackabier não é só uma retrospectiva da geografia. Na verdade, é um desafio para repensarmos a nossa visão de como vemos o mundo ao nosso redor, seja como simples observadores ou como pessoas que vivenciam as complexas relações entre países e culturas.
E aí, o que você achou dessa obra de arte?