Por que a teoria de que a Terra é plana está voltando à moda?

Você também acredita nessa teoria?

Por que a teoria de que a Terra é plana está voltando à moda?
Entenda os motivos de muitos defenderem essa teoria.

Parece brincadeira, mas é verdade! Você sabia que existe um movimento global de pessoas que acreditam que a Terra é plana? Isso mesmo. Celebridades como Shaquille O’Neal, o rapper B.o.B e outros nomes famosos já declararam acreditar nessa teoria, que tem raízes na Grécia Antiga.

Os defensores dessa ideia vêm crescendo em número, mesmo indo contra todas as evidências científicas. Para eles, a Terra seria como uma grande pizza — e toda a verdade estaria sendo escondida por organizações como a NASA.

Essa versão moderna da teoria da Terra plana surgiu nos anos 1950, mas ganhou força de novo com a chegada da internet. Hoje, seus apoiadores produzem vídeos e conteúdos no YouTube, tentando provar sua visão por meio de “análises” de física, gravidade e astronomia.

No que acreditam os apoiadores da teoria de que a Terra é plana?

Os apoiadores da teoria da Terra plana acreditam que as fotos que apresentam a Terra como uma esfera, todas aquelas inúmeras fotos do planeta do espaço que são exibidas como evidências irrefutáveis de sua esfericidade, fazem parte de uma farsa bem elaborada. Segundo essa visão, organizações como a NASA e outras agências espaciais, bem como grande parte da comunidade científica, participam conscientemente da reprodução de uma ilusão orquestrada.

Na visão dos adeptos da Terra plana, nosso planeta não é uma esfera tridimensional, mas um disco plano – semelhante a uma enorme assadeira. Ao redor das bordas desse disco existe, segundo sua crença, uma muralha altíssima de gelos eternos, que funciona como uma barreira natural que retém as águas dos oceanos. Eles afirmam que essa barreira gelada é estritamente guardada para impedir qualquer tentativa de aproximação, escalada ou observação do suposto “caos” além de seu limite.

Para os apoiadores dessa teoria, a existência da Muralha de Gelo e a suposta ocultação da verdadeira natureza da Terra são elementos de uma das maiores e mais sistemáticas conspirações da história humana.

Leia mais: Mátala: conheça a praia paradisíaca que virou símbolo da cultura hippie

A maior teoria da conspiração?

Segundo os cientistas, a teoria da Terra Plana não é apenas mais uma teoria da conspiração. Pelo contrário, é a teoria da conspiração absoluta. Aqui não estamos falando de que Elvis Presley está vivo, de que Hitler não se suicidou, mas escapou para a América do Sul onde morreu de velhice, de que os americanos causaram sozinhos a tragédia das Torres Gêmeas, etc. A Terra Plana não pode sequer ser colocada na mesma categoria de teorias como a que diz que as pirâmides do Egito foram construídas por alienígenas, que o rei Alexandre está vivo, etc. A teoria da Terra Plana é a base das teorias da conspiração.

Apesar de seus infortúnios, a teoria da Terra Plana continua a existir e a se espalhar. Mark Zuckerberg chegou a tentar conter sua disseminação, classificando a troca de opiniões e informações relacionadas através do Facebook como notícias falsas perigosas.

A teoria da Terra Plana enfrenta muita resistência e preconceito, mas tem uma história longa, uma comunidade global cada vez mais unida e um número crescente de seguidores. Os chamados “terraplanistas” não se convencem com os argumentos da ciência moderna. Em vez disso, preferem confiar em observações do dia a dia e no senso comum — como a ideia de que seria estranho a Austrália estar “de cabeça pra baixo”.

Muitos também resgatam crenças antigas, como as dos gregos da Antiguidade. E, assim como uma religião tem seus textos sagrados, o movimento da Terra Plana tem como referência os escritos de um inventor e cientista britânico do século XIX: Samuel Birley Rowbotham, conhecido pelo pseudônimo “Parallax”.

Rowbotham se dedicou a espalhar essa teoria e escreveu um livro chamado Astronomia Zetética, com o título provocador: “A Terra não é uma esfera”. Esse manual se tornou a base para muitos dos argumentos usados até hoje por quem acredita que vivemos em um planeta plano.

Leia mais: O país onde encontrar um namorado virou missão impossível

Então, por que alguns acreditam que nos escondem que a Terra é plana?

Por que a teoria de que a Terra é plana está voltando à moda?
Apesar de todas as provas científicas, muitos acreditam que nos escondem que a Terra é plana e eles têm os seus motivos.

1. Falta de confiança nas autoridades e na ciência

Muitas pessoas que adotam tais teorias têm uma profunda desconfiança em relação a governos, organizações científicas e mídia. Frequentemente sentem que esses órgãos os enganam ou manipulam. A crença de que “nos contam mentiras” torna-se uma regra geral. Se eles mentem sobre uma coisa, por que não sobre a forma da Terra?

2. Sensação de exclusividade e “despertar”

A crença em teorias da conspiração, como a Terra plana, cria a sensação de “eu sei algo que os outros não sabem”. Isso pode oferecer um empoderamento psicológico, especialmente para pessoas que se sentem fracas, marginalizadas ou desiludidas com o sistema.

3. Confirmação através da “experiência cotidiana”

Alguns apoiadores afirmam que a Terra parece plana quando a observamos e, portanto, é. Ignoram a enorme escala do planeta e a forma como a ótica e a perspectiva funcionam. Essa lógica de “senso comum” (embora enganosa) é fácil de aceitar sem conhecimento científico.

4. Internet e YouTube – O “paraíso” da conspiração

Nos últimos anos, o YouTube, as mídias sociais e vários fóruns se tornaram um campo de disseminação dessas ideias. Um tipo de vídeo “documentário” bem elaborado, com “provas” e música de suspense, pode convencer mais facilmente do que um trabalho científico. Você entra por brincadeira em um vídeo e depois… o algoritmo te alimenta com o resto.

5. A necessidade de haver “algo mais”

Por trás de muitas conspirações existe a ideia de que o mundo não é o que parece e que existe algo maior, um segredo, uma verdade oculta. É como tentar dar um significado mais “misterioso” à realidade.

A ironia? A ciência não exige fé cega – ao contrário, baseia-se no questionamento constante, na verificação e nas evidências. As teorias da conspiração, no entanto, muitas vezes não admitem questionamento, porque qualquer dúvida é caracterizada como parte da própria conspiração.

Compartilhe:

Equipe de redatores Mundo Igual

Somos uma equipe dedicada de redatores comprometidos em trazer informações confiáveis e atualizadas sobre o Brasil e do mundo. Com conteúdos que inspiram, informam e ajudam também no seu crescimento pessoal, exploramos temas como cultura, curiosidades, dicas práticas e notícias relevantes, autoajuda e outros relacionados. Nosso objetivo é conectar você ao conhecimento de forma clara e acessível, impactando e melhorando a sua vida e o seu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *