6 técnicas para você ter uma imagem mais positiva e bonita

Entenda como a nossa imagem no espelho pode ser diferente da real.

6 técnicas para você ter uma imagem mais positiva e bonita
Veja aqui 6 técnicas para você ter uma imagem mais positiva e bonita.

Há estudos que mostram que as pessoas frequentemente subestimam sua aparência física, enquanto, quando suas fotos são mostradas a outras pessoas, estas as acham mais atraentes do que a própria pessoa esperava.

Por que nos vemos no espelho pior do que realmente somos?

Sim, é muito comum vermos nosso corpo no espelho de forma mais severa ou negativa do que ele realmente é. Na verdade, isso se relaciona com diversos fatores psicológicos e sociais:

Autocrítica severa

Muitas pessoas são mais críticas consigo mesmas do que seriam com os outros.

Hábito com a própria imagem

Como nos vemos diariamente, notamos pequenos detalhes ou “imperfeições” que outras pessoas nem perceberiam.

Vale destacar que a forma como vemos a nós mesmos no espelho pode até ser influenciada pelo nosso humor no momento ou pela iluminação.

Iluminação

Como vimos acima, a iluminação desempenha um papel muito importante na forma como vemos nosso corpo no espelho. No entanto, a luz de casa é diferente da luz do sol. Talvez você já tenha notado que a luz do sol faz o corpo parecer mais musculoso.

A luz do sol (ou, de modo geral, a luz natural) pode realmente fazer o corpo parecer mais musculoso e definido, e isso não é por acaso. Existem várias explicações para esse fenômeno:

Por que a luz do sol faz o corpo parecer mais musculoso?

  • Iluminação direcionada (sombras e intensidade): a luz do sol, especialmente quando vem de um ângulo (por exemplo, pela manhã ou no fim da tarde), cria sombras que destacam os músculos e o contorno do corpo. As sombras adicionam profundidade e fazem os músculos parecerem mais evidentes.
  • Maior contraste: a luz natural tem maior intensidade e um espectro mais limpo em comparação com lâmpadas artificiais (especialmente as de tom frio ou amarelado), o que faz com que as superfícies e linhas do corpo pareçam mais nítidas e definidas.
  • Dispersão da luz: em espaços abertos, a iluminação é geralmente mais uniforme, mas também mais dinâmica, o que ajuda a destacar os detalhes do corpo (como fibras musculares ou definição).
  • Efeito psicológico: normalmente associamos a luz solar com bem-estar, conforto e atividade ao ar livre, então talvez já nos sintamos mais “em forma” ao nos vermos nesse contexto.

Já considerando a iluminação artificial da casa:

Ela é muitas vezes difusa, sem sombras. Além disso, pode ser amarelada ou fria, o que “aplana” as linhas do corpo. E, nem sempre vem de cima ou de um ângulo, o que ajuda na “projeção” muscular.

Esse é também o motivo pelo qual muitas fotos de treino ou de modelos são tiradas sob condições específicas de iluminação: porque a luz certa faz muita diferença na forma como o corpo é percebido.

Leia mais: Seu corpo fala sem que você perceba: veja os sinais da linguagem corporal

E os padrões sociais?

Os padrões de beleza promovidos pela mídia e pelas redes sociais frequentemente criam expectativas irreais.

Imagem corporal distorcida

6 técnicas para você ter uma imagem mais positiva e bonita
Muitas vezes nos vimos no espelho de forma distorcida, de acordo com os padrões impostos pela sociedade.

Em alguns casos, pode haver um transtorno de percepção corporal, como a dismorfia corporal, que faz com que a pessoa veja seu corpo de forma muito diferente da realidade.

Mas você sabia que existem técnicas que podem te ajudar a ver a si mesmo de maneira mais positiva e realista, sem cair em pensamentos negativos ou em uma autoimagem distorcida? Vamos ver agora!

6 técnicas para começar a ver a si mesmo de forma mais objetiva ou positiva

1. Mude a linguagem que você usa para falar do seu corpo

Em vez de dizer “engordei”, diga “meu corpo mudou e está tudo bem”. Evite rotular seu corpo com termos negativos, pois a forma como falamos de nós mesmos molda a forma como nos sentimos.

Leia mais: 5 sinais de que alguém pode estar fazendo bullying e como ajudar

2. Use espelhos e iluminação mais realistas

Veja-se com luz natural ou em um espelho mais neutro, não em espelhos que distorcem ou com iluminação artificial intensa. Além disso, pare de ficar em frente ao espelho procurando “o que está errado”, veja seu corpo como um todo, e não em partes isoladas.

3. Fale consigo mesmo como falaria com um amigo

Se um bom amigo te dissesse: “Estou me sentindo mal com meu corpo”, você responderia: “Sim, você engordou”? Claro que não! Você o apoiaria. Faça o mesmo por você.

4. Reduza a exposição a “corpos perfeitos”

Diminua o tempo que passa no Instagram, TikTok ou outras plataformas que promovem padrões irreais.

É importante lembrar que muitas pessoas usam substâncias para fazer seus corpos parecerem perfeitos.

No entanto, esse caminho pode ser prejudicial à saúde. Em vez disso, siga perfis que promovem a imagem corporal natural ou diferentes tipos de corpo.

5. Vista-se de uma forma que você goste e que expresse sua personalidade

Não espere “emagrecer” para se vestir bem. A roupa certa pode te fazer sentir mais confiante e confortável com o seu corpo aqui e agora.

Leia mais: A melhor hora para tomar café segundo a ciência (e não é logo ao acordar)

6. Pratique o autocuidado com o seu corpo

Não para “consertá-lo”, mas para honrá-lo. Caminhe, faça alongamentos, coma uma boa refeição, tome um banho gostoso, durma bem. O autocuidado não deve ser um castigo, mas um gesto de gratidão.

Compartilhe:

Equipe de redatores Mundo Igual

Somos uma equipe dedicada de redatores comprometidos em trazer informações confiáveis e atualizadas sobre o Brasil e do mundo. Com conteúdos que inspiram, informam e ajudam também no seu crescimento pessoal, exploramos temas como cultura, curiosidades, dicas práticas e notícias relevantes, autoajuda e outros relacionados. Nosso objetivo é conectar você ao conhecimento de forma clara e acessível, impactando e melhorando a sua vida e o seu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *