Cultura

12 teatros antigos mais impressionantes que ainda existem pelo mundo

Dispersos pela Europa, norte da África e o Oriente Próximo, os teatros gregos e romanos antigos são construções majestosas que emocionam e encantam tanto pela sua presença física quanto pela grande história que os acompanha.

Abaixo, encontra-se a nossa lista com os 10 teatros antigos mais impressionantes do mundo, que o transportarão para as gloriosas épocas do Império Romano e da Grécia Antiga, e que até hoje atraem visitantes de todo o mundo.

Embora os teatros gregos fossem construídos nas encostas das colinas, os romanos apresentavam algumas particularidades adicionais. Normalmente, eram erguidos em terrenos planos e exibiam um conjunto refinado com estátuas, colunas e outras decorações no altar.

Apesar de terem se desenvolvido especialmente em Atenas, os teatros antigos estavam presentes em quase todas as cidades da antiguidade clássica, funcionando como espaços de entretenimento público, diversão e culto. De forma semelhante ao que são os estádios de futebol hoje, que recebem shows e outros eventos.

Vale notar que muitos desses monumentos estavam enterrados e quase destruídos. No entanto, a partir do século 19, arqueólogos começaram a escavá-los e, gradualmente, a restaurá-los parcialmente. Alguns deles ainda hoje recebem grandes festivais, que revivem a grandiosidade da cultura greco-romana. Vamos então conhecer os teatros antigos mais impressionantes do mundo.

Leia mais: Qual é o idioma mais bonito do mundo? Não é o que você imagina!

12 teatros antigos que irão surpreender você

1. Teatro Antigo de Epidauro (Grécia)

Teatro Antigo de Epidauro. Foto: Flickr.

Talvez o mais famoso e bem preservado exemplo grego, o Teatro de Epidauro, na Argólida, ocupava uma posição de destaque no mundo grego. Como parte do santuário de Asclépio, o local era conhecido por suas propriedades medicinais e seu uso religioso. Foi descoberto e escavado no final do século 19, com sua restauração iniciada já nessa época, continuando até os anos pós-guerra.

Um aspecto importante no desenvolvimento do espaço foi a vila vizinha de Ligourio, que desde o início se vinculou ao monumento. Desde as primeiras décadas do século 20, pequenas apresentações começaram a ser organizadas no teatro, e o uso sistemático se iniciou em 1954, com a realização do primeiro Festival de Epidauro. Durante o período de verão, visitantes chegavam principalmente por via terrestre ou pelo pequeno porto da antiga Epidauro.

  • Construção: século 4 a.C.
  • Capacidade: 14.000 espectadores

2. Teatro Antigo de Orange (França)

Teatro Antigo de Orange (França). Foto: Flickr.

Um dos teatros romanos mais imponentes e bem preservados é o Teatro de Orange, no sul da França. Construído na encosta da colina Saint-Eutrope, é famoso pela sua fachada intacta, que atinge 37 metros de altura e 103 metros de comprimento. Até o século 4 d.C., quando a Igreja Cristã proibiu sua utilização, o teatro recebia uma variedade de espetáculos, incluindo sátiras, pantomimas, comédias, poesias e outras apresentações. Após ser saqueado pelos visigodos e utilizado como fortaleza militar e até abrigar uma prisão, o teatro foi restaurado no século 19.

Desde 1869, iniciou-se um dos primeiros e mais renomados festivais de drama antigo, o Chorégies d’Orange, que passou a utilizar o teatro para apresentações de ópera, drama clássico e música. Este festival se tornou modelo para muitos outros festivais europeus, que começaram até o início do século 20.

  • Construção: século 1 d.C.
  • Capacidade: 10.000 espectadores

3. Teatro Antigo de Dodona (Grécia)

O Teatro Antigo de Dodona é um dos teatros antigos mais surpreendentes. Foto: Flickr.

O Teatro de Dodona é um dos maiores da antiguidade, e sua construção está associada aos Nái — um festival em homenagem a Zeus Nái, que além das atividades atléticas, também incluía apresentações teatrais, musicais e outros eventos semelhantes. O teatro foi destruído pelos Aqueus em 219 a.C., necessitando ser reconstruído. Nos tempos de Augusto, foi feita uma transformação única, sendo usado como arena para combates de animais e gladiadores. Isso pode ser visto nas mudanças arquitetônicas que ocorreram no local.

Após sua primeira restauração na metade do século 20, a Sociedade de Estudos da Epirus promoveu o Festival de Drama Antigo “Dodoneia”, com a participação de importantes grupos de teatro, como o Teatro Nacional e o Teatro Pireu.

  • Construção: século 3 a.C. (reconstrução posterior)
  • Capacidade: 15.000-17.000 espectadores

4. Teatro Antigo de Mérida (Espanha)

Teatro Antigo de Mérida (Espanha) é um dos teatros romanos mais impressionantes. Foto: Flickr.

Talvez um dos mais impressionantes teatros romanos, o Teatro de Mérida é um verdadeiro tesouro arquitetônico. A cidade de Mérida, que já é por si um museu ao ar livre, tem no seu teatro o seu principal destaque. O teatro apresenta uma arquitetura harmoniosa, onde a cavea (o espaço para os espectadores) é dividida em três partes iguais, e o palco oferece um espetáculo decorativo único.

O teatro foi totalmente enterrado até que sete segmentos da cavea, conhecidos como “As Sete Cadeiras”, foram encontrados. Segundo a tradição local, neste local reuniam-se os sete pecados capitais para decidir sobre seus planos para afligir os locais.

O teatro foi um dos primeiros a ser restaurado e começou a ser utilizado para eventos culturais já na década de 1920. O Festival de Mérida foi iniciado em 1954, e a restauração moderna foi concluída em 1971.

  • Construção: século 1 a.C. (restauração posterior)
  • Capacidade: 6.000 espectadores

Leia mais: Você teria coragem? Veja os 7 esportes mais perigosos do mundo

5. Teatro Antigo de Taormina (Itália)

O Teatro Antigo de Taormina fica na costa da Sicília e tem um toque grego na sua construção. Foto: Flickr.

Na costa oriental da Sicília, Taormina era uma colônia grega (Tauromenion). Atrás do palco do teatro, uma vista deslumbrante se estende sobre a cidade e o mar, criando uma imagem difícil de esquecer. O teatro de Taormina é o maior teatro romano da Itália, depois do de Siracusa, que infelizmente não conseguimos incluir nesta lista!

Hoje, o teatro recebe uma série de apresentações populares e espetáculos, de cinema a teatro e dança.

  • Construção: século 2 a.C.
  • Capacidade: 10.000 espectadores

6. Teatro Romano de Amã (Jordânia)

O Teatro Romano de Amã é uma das construções mais imponentes da Jordânia. Foto: Flickr.

O Teatro Romano de Amã é certamente um dos monumentos mais importantes da Jordânia. Situado no centro da antiga cidade romana, o teatro está ao lado de um rio subterrâneo que, hoje, não é mais visível.

Um evento importante aconteceu em 1948, quando o teatro acolheu temporariamente um grande número de refugiados palestinos expulsos de suas casas com a criação do Estado de Israel.

  • Construção: século 2 d.C.
  • Capacidade: 6.000 espectadores

Leia mais: Por que os astronautas usam trajes laranjas? A resposta irá te surpreender

7. Teatro Antigo de Bosra (Síria)

Teatro Antigo de Bosra. Foto: Flickr.

Pouco tempo após a conquista da cidade de Bosra pelos romanos, em 106 d.C., foi construído este magnífico teatro que até hoje nos surpreende. Localizado ao sul de Damasco, o teatro de Bosra possui um palco com três andares e se encontra em ótimo estado, possivelmente devido ao fato de ter sido posteriormente cercado por um castelo fortificado que o protegeu de danos. Ao contrário do teatro de Palmira, o de Bosra escapou ileso da guerra civil síria.

  • Construção: século 2 d.C.
  • Capacidade: 15.000 espectadores

8. Teatro Antigo de Delfos (Grécia)

O Teatro Antigo de Delfos é uma das construções mais marcantes na Grécia. Foto: Flickr.

Construído em um local de tirar o fôlego, o Teatro de Delfos estava situado no “centro do mundo antigo” e era a casa do deus Apolo. A história moderna de Delfos é quase tão notável quanto a posição privilegiada que ocupava na antiguidade. Até o final do século 19, havia uma pequena comunidade no local, o vilarejo de Kastri. A grande escavação para revelar as ruínas foi realizada pela Escola Arqueológica Francesa, inicialmente com grandes resistências dos moradores locais, cujas casas foram deslocadas para outro local.

O primeiro uso moderno do teatro ocorreu em 1927, quando o casal Ângelos Sicilianos e Eva Palmer Sicilianos organizou as Festas Delficas, com peças teatrais e competições atléticas no Estádio próximo. Embora o teatro esteja hoje em estado médio de conservação, ainda é possível sentir a grandiosidade do local.

  • Construção: século 4 a.C. (restaurações posteriores)
  • Capacidade: 5.000 espectadores

9. Teatro Antigo de Sabratha (Líbia)

O Teatro Antigo de Sabratha era um dos mais luxuosos da época. Foto: Flickr.

O Teatro de Sabratha foi um dos mais luxuosos teatros romanos, com uma fachada decorada com detalhes impressionantes. Restaurado pelos arqueólogos italianos durante a década de 1930, o teatro oferece uma imagem imponente da arquitetura romana.

  • Construção: século 2 d.C.
  • Capacidade: 5.000 espectadores

10. Teatro Antigo de Aspendos (Turquia)

O Teatro Antigo de Aspendos se destacava pelas suas dimensões. Foto: Flickr.

Outro teatro impressionante em termos de dimensões está localizado no sudoeste da Turquia. Ele se mantém em excelente estado de conservação e também possui uma cena de três andares com decoração discreta.

Devido ao seu uso extenso em períodos posteriores, foi renovado e modificado várias vezes. Um exemplo disso é que foi transformado em uma hospedaria (caravanserai) que abrigava viajantes cansados durante a época dos Seljúcidas, razão pela qual o edifício conseguiu sobreviver ao longo do tempo.

  • Construção: século 2 d.C. (renovações posteriores)
  • Capacidade: 15.000-20.000 espectadores

Leia mais: 10 cidades mais perigosas da Europa: veja o ranking

11. Teatro de Filipos (Grécia)

Teatro de Filipos, um dos mais marcantes da Grécia.

O teatro foi construído no século 4 a.C., provavelmente por volta de 357 a.C., quando a cidade de Filipos foi fundada pelo rei Filipe II da Macedônia.

Filipos, muito perto de Kavala, foi desde a antiguidade uma das cidades mais importantes da Macedônia. A posição geográfica da cidade, entre o Oriente e o Ocidente, e o seu nome foram suficientes para tornar Filipos uma das maiores cidades antigas durante a Antiguidade Tardia.

O teatro de Filipos não foi exceção a essa regra e até hoje é um dos teatros antigos mais conhecidos da Grécia, já que em 1957 subiu a primeira peça teatral após 24 séculos inteiros. Vale ressaltar que o teatro é um dos restos mais luxuosos da antiga Grécia, pois todo o teatro foi construído com mármore branco 100%, o que reflete a importância do teatro nas antigas cidades. O teatro de Filipos floresceu em uma época em que a maioria dos teatros já começava a entrar em decadência, e foi muito apreciado pelos romanos, tornando-se um pequeno Coliseu, abrigando gladiadores e feras.

Hoje, após extensas restaurações, o teatro, assim como a área de Filipos, é aberto ao público e hospeda o Festival de Filipos e diversos eventos culturais.

  • Construção: século 4 a.C.
  • Capacidade: 5.000 – 6.000 espectadores

12. Odeão de Herodes Ático (Grécia)

Odeão de Herodes Ático. Foto: Flickr.

É um dos monumentos mais emblemáticos e imponentes de Atenas, localizado na parte sul da Acrópole, abaixo da colina de Filopapo. Foi construído em 161 d.C. pelo rico benfeitor e sábio romano Herodes Ático, em homenagem à sua esposa, Antióquia, e era inicialmente um teatro para apresentações musicais e outros eventos culturais.

O odeão, conhecido pela sua excelente acústica, tinha três filas de assentos e um palco magnífico de mármore, decorado com colunas de pedra e estátuas. Hoje, continua em uso e hospeda importantes eventos culturais, como o Festival de Atenas e Epidauro.

  • Construção: século 2 d.C. (161 d.C.)
  • Capacidade: 5.000 – 7.000 espectadores

E aí, você já conhecia algum desses teatros antigos mais incríveis do mundo? Qual chamou mais a sua atenção?

Equipe de redatores Mundo Igual

Somos uma equipe dedicada de redatores comprometidos em trazer informações confiáveis e atualizadas sobre o Brasil e do mundo. Com conteúdos que inspiram, informam e ajudam também no seu crescimento pessoal, exploramos temas como cultura, curiosidades, dicas práticas e notícias relevantes, autoajuda e outros relacionados. Nosso objetivo é conectar você ao conhecimento de forma clara e acessível, impactando e melhorando a sua vida e o seu dia a dia.

Artigos recentes

Omelete gigante de 4.500 ovos: veja a tradição de Páscoa que começou com Napoleão

No coração do sul da França, especificamente na pitoresca cidade de Haux, um dos costumes…

5 horas atrás

Por que os alemães acendem fogueira na Páscoa? Conheça o Osterfeuer!

À medida que as árvores e as plantas florescem e a Páscoa se aproxima, uma…

9 horas atrás

Mistério e tradição: o ritual milenar que coloca a Morte em cena na Catalunha

A “Procissão de Verges com a Dança da Morte”, conhecida como “O Dançar da Morte”,…

13 horas atrás

Suíça: o costume pascal da “Água Benta” que tende a desaparecer

Na Suíça, um país famoso por suas águas puras, montanhas e harmonia com a natureza,…

1 dia atrás

Jovens são pegos no Quênia roubando 5.000 formigas em tubo de ensaio

Dois adolescentes belgas foram acusados na terça-feira de pirataria de vida selvagem, após serem encontrados…

1 dia atrás

Corfu: veja como é essa Páscoa cheia de barulho e jarros quebrados

Na encantadora ilha de Corfu, no Mar Jônico, a Páscoa adquire uma dimensão única e…

1 dia atrás