Śmigus-Dyngus: O estranho e divertido costume de Páscoa na Polônia

Matyófolk, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Entenda essa tradição da Polônia.

Você sabia que a Páscoa na Polônia tem um dos costumes mais curiosos, e até estranhos, do mundo? Imagine só: você está caminhando tranquilamente pelas ruas de Varsóvia, a capital do país, no dia seguinte à Páscoa Católica, quando para numa esquina e se pergunta: “O que está acontecendo aqui?”

Logo cedo, enquanto se prepara para explorar a cidade, você dá de cara com um grupo de jovens jogando baldes de água em garotas, sem a menor cerimônia. E a cena fica ainda mais inusitada quando você avista, alguns metros adiante, outras turmas brincando de “guerra de água” pelas ruas… em pleno mês de abril, quando o clima ainda é bem frio por lá.

Intrigado, você pergunta a algum morador se existe alguma tradição específica para a segunda-feira de Páscoa que explique essa energia caótica, mas divertida. E é aí que você descobre: tudo isso faz parte de uma tradição chamada “Śmigus-Dyngus”!

Leia mais: Conheça a tradição mais sombria da Páscoa que acontece na Espanha

O que significa Śmigus-Dyngus?

O que significa Śmigus-Dyngus?
Entenda o que é o Śmigus-Dyngus?

Conhecida em português como a “Segunda-Feira Molhada” ou Śmigus-Dyngus em polonês, é um costume peculiar encontrado principalmente na Polônia.

É uma festa tradicional que revive na segunda-feira de Páscoa para os católicos do país. De acordo com essa tradição, os jovens garotos “molham” as garotas do grupo ou desconhecidas, nas cidades populosas onde vivem.

Baseado na tradição, os garotos perseguem as garotas tentando jogar água nelas em praças, ruas e onde mais tenham “armado” esse jogo peculiar com um caráter historicamente ritualístico.

Essa “guerra de água” é acompanhada por outros elementos igualmente estranhos, como amarrar as garotas com galhos de salgueiro, recitar versos, passar de porta em porta, enquanto em algumas áreas rurais da Polônia, nesse dia, os garotos se vestem de ursos!

Leia mais: 7 dicas do Feng Shui para atrair energia positiva em todos os ambientes da casa

Mas como surgiu esse popular costume da Polônia?

As informações históricas sobre a origem da festa são limitadas e, por esse motivo, suas raízes são consideradas cientificamente incertas. Em geral, no entanto, data dos períodos pagãos (antes de 1000 d.C.), enquanto é mencionada em textos escritos já no século XV.

Com base na maioria dos historiadores, o dia da “Segunda-feira Molhada” está ligado à mitologia dos eslavos, onde a deusa da fertilidade tem um lugar dominante. Algo como um rito, como faziam antigamente em torno da boa colheita de grãos, que séculos atrás tinha enorme importância para os agricultores.

Acredita-se que molhar as jovens garotas, nos primórdios do costume, tinha um significado semelhante para as sociedades que precisavam de fertilidade, aumento da população e, em um sentido mais amplo, frutificação.

Depois que você der uma olhada no básico sobre o dia de Śmigus-Dyngus e passar a Segunda-feira de Páscoa ao lado dos poloneses, tudo começará a fazer mais sentido. Esse costume tão diferente começa com a famosa “guerra de água” — muito popular entre os adolescentes — e logo se transforma em uma grande festa, regada a muita cerveja e animação para os adultos.

Sem dúvida, é uma daquelas experiências únicas que você precisa viver pelo menos uma vez. Se estiver na Polônia durante a Páscoa, prepare-se: Śmigus-Dyngus vai te surpreender (e molhar!).

 

Compartilhe:

Equipe de redatores Mundo Igual

Somos uma equipe dedicada de redatores comprometidos em trazer informações confiáveis e atualizadas sobre o Brasil e do mundo. Com conteúdos que inspiram, informam e ajudam também no seu crescimento pessoal, exploramos temas como cultura, curiosidades, dicas práticas e notícias relevantes, autoajuda e outros relacionados. Nosso objetivo é conectar você ao conhecimento de forma clara e acessível, impactando e melhorando a sua vida e o seu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *