Mundo

O horário de verão ainda vale a pena? Descubra onde ele continua em 2025

O horário de verão é um tema que divide opiniões. Alguns gostam, outros nem tanto. Enquanto uns acreditam que ele ajuda a economizar energia, outros acham que não faz diferença. No Brasil, essa prática foi interrompida em 2019. Mas, em 2025, muitos países ainda ajustam seus relógios para aproveitar mais a luz do dia. Vamos entender melhor essa história e ver onde o horário de verão ainda é adotado.

O que é o horário de verão?

Basicamente, o horário de verão consiste em adiantar os relógios em uma hora durante os meses mais quentes. A ideia é aproveitar ao máximo a luz natural do sol, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e, teoricamente, economizando energia.

Como ele surgiu?

A primeira vez que o horário de verão foi adotado no Brasil foi em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas. Naquela época, a medida abrangia todo o território nacional e tinha como objetivo principal a economia de energia elétrica.

Por que o Brasil abandonou o horário de verão?

Após várias décadas de adoção intermitente, o Brasil decidiu suspender o horário de verão em 2019. Estudos indicaram que a economia de energia não era tão significativa quanto se pensava anteriormente. Além disso, havia preocupações sobre os impactos na saúde e no bem-estar da população devido à mudança no relógio biológico.

Leia mais: Como se tornar um astronauta e quanto ganha um?

Quais países ainda adotam o horário de verão em 2025?

Embora o Brasil tenha deixado de lado essa prática, muitos países continuam a adotá-la. Na Europa, por exemplo, a maioria dos países membros da União Europeia ainda pratica o horário de verão.

Países como Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, Países Baixos, Bélgica, Áustria, Suécia, Dinamarca e Finlândia adotam essa mudança. A alteração ocorre no último domingo de março, com o retorno ao horário padrão no último domingo de outubro.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o horário de verão é adotado em quase todos os estados, com exceção de alguns territórios e do Havaí. A prática está em vigor desde 1918.

No Canadá, o horário de verão, conhecido como “Daylight Saving Time”, foi implementado pela primeira vez em 1908. A medida visava economizar o uso de carvão, que era uma das principais fontes de energia na época.

Já em Cuba, a prática foi adotada na década de 1970, com os relógios sendo adiantados em março.

Por fm, no Paraguai, o horário de verão é adotado desde 1975. Atualmente, o país ajusta seus relógios no primeiro domingo de outubro, retornando ao horário padrão no último domingo de março.

Leia mais: Seguro viagem ou assistência viagem: qual a diferença? Devo contratar?

Ele vale a pena?

O debate sobre a eficácia e os impactos do horário de verão continua em muitos países. Algumas nações estão reconsiderando sua adoção, enquanto outras mantêm a prática devido a benefícios percebidos, como a promoção de atividades ao ar livre e o estímulo ao comércio durante as horas extras de luz do dia.

E você, sente falta do horário de verão? Acredita que ele realmente ajudava a economizar energia ou prefere os dias com o horário padrão?

Equipe de redatores Mundo Igual

Somos uma equipe dedicada de redatores comprometidos em trazer informações confiáveis e atualizadas sobre o Brasil e do mundo. Com conteúdos que inspiram, informam e ajudam também no seu crescimento pessoal, exploramos temas como cultura, curiosidades, dicas práticas e notícias relevantes, autoajuda e outros relacionados. Nosso objetivo é conectar você ao conhecimento de forma clara e acessível, impactando e melhorando a sua vida e o seu dia a dia.

Artigos recentes

Omelete gigante de 4.500 ovos: veja a tradição de Páscoa que começou com Napoleão

No coração do sul da França, especificamente na pitoresca cidade de Haux, um dos costumes…

12 horas atrás

Por que os alemães acendem fogueira na Páscoa? Conheça o Osterfeuer!

À medida que as árvores e as plantas florescem e a Páscoa se aproxima, uma…

16 horas atrás

Mistério e tradição: o ritual milenar que coloca a Morte em cena na Catalunha

A “Procissão de Verges com a Dança da Morte”, conhecida como “O Dançar da Morte”,…

20 horas atrás

Suíça: o costume pascal da “Água Benta” que tende a desaparecer

Na Suíça, um país famoso por suas águas puras, montanhas e harmonia com a natureza,…

1 dia atrás

Jovens são pegos no Quênia roubando 5.000 formigas em tubo de ensaio

Dois adolescentes belgas foram acusados na terça-feira de pirataria de vida selvagem, após serem encontrados…

1 dia atrás

Corfu: veja como é essa Páscoa cheia de barulho e jarros quebrados

Na encantadora ilha de Corfu, no Mar Jônico, a Páscoa adquire uma dimensão única e…

2 dias atrás