O Feng Shui é uma antiga filosofia chinesa que conecta o mundo humano ao seu ambiente, com o objetivo de proporcionar harmonia e prosperidade. Não é por acaso que hoje em dia é uma abordagem utilizada pela maioria dos decoradores profissionais para criar a casa perfeita.
O significado da palavra “Feng Shui”
A palavra “feng” significa “vento” e a palavra “shui” significa “água”. Essas duas forças naturais são consideradas influenciadoras da energia, ou “chi” (qi), que circula ao nosso redor.
De acordo com o Feng Shui, a disposição do nosso espaço, as cores, os materiais e a direção para a qual os cômodos ou edifícios estão voltados afetam o fluxo dessa energia e, consequentemente, nosso bem-estar, saúde e equilíbrio mental. Se as coisas estão organizadas e a energia circula livremente, acredita-se que nossa vida será mais forte e poderosa em todas as áreas.
O Feng Shui na sua casa
Pense na sua casa como um organismo vivo que pode ser influenciado por tudo: a luz, as cores, a posição dos móveis e até mesmo o que você guarda dentro das gavetas e do armário. É assim que funciona o Feng Shui, que é muito mais do que um tipo de decoração. É uma filosofia de vida com raízes na antiguidade chinesa que valoriza o fluxo de energia (chi) e como ele afeta seu humor, seus relacionamentos e até mesmo seu dia a dia.
No Feng Shui, cada espaço tem uma energia e função distintas. A posição dos móveis, as cores, a iluminação e até os objetos que você mantém influenciam como você se sente dentro do seu espaço. O objetivo é criar um espaço esteticamente agradável que também possa te apoiar, te relaxar, te encher de energia e te fazer sentir bem-estar. Aproveitando o Dia Internacional do Feng Shui, reunimos neste guia simples as regras básicas que se aplicam a cada cômodo da casa.
Feng Shui: as regras essenciais para cada cômodo da casa
1. Sala de estar: centro de socialização e relaxamento

A sala de estar é o espaço de recepção, o “coração” da comunicação. Representa os relacionamentos, a amizade e o fluxo.
- Posicione o sofá de frente para a entrada do cômodo (ou em uma posição com “vista” para a porta). Essa posição cria uma sensação de segurança. Idealmente, a parte de trás deve estar contra uma parede para que você se sinta apoiado.
- Evite muita desordem (clutter): muitos objetos cortam o fluxo de energia.
- Adicione elementos redondos (mesas de centro, objetos decorativos), pois o Feng Shui favorece as curvas em vez de ângulos retos.
- Cores: tons terrosos, verde, bege, cinzas suaves são as paletas de cores preferidas pelo Feng Shui, pois ajudam no relaxamento e na calma.
- Elementos decorativos com materiais naturais (madeira, pedra, linho) reforçam a energia positiva.
2. Cozinha: o centro da prosperidade

A cozinha está diretamente relacionada à prosperidade, à boa sorte e à saúde. Por esse motivo, é considerada um dos espaços mais importantes no Feng Shui.
- Mantenha as superfícies limpas e os armários organizados: a organização e a limpeza reforçam o fluxo de energia positiva.
- Frutas em uma tigela na bancada e flores frescas simbolizam a abundância e o frescor.
- A iluminação suave e a ventilação natural aumentam o frescor e promovem a renovação do espaço.
- Cristais, elementos metálicos ou de madeira, como tigelas ou utensílios, são objetos que equilibram os 5 elementos básicos do Feng Shui.
- Evite utensílios quebrados, pois eles atraem energia negativa.
Leia mais: Qual é o jeito certo de colocar o papel higiênico? Veja o que dizem a lógica e a higiene
3. Quarto: o espaço de descanso e dos relacionamentos

O quarto é o espaço mais pessoal dentro da casa. Simboliza o amor, o relacionamento consigo mesmo e com os outros.
- A cama deve ter “apoio”, ou seja, encostada em uma parede, mas não em frente à janela. Idealmente, deve ter uma cabeceira para uma sensação extra de suporte.
- Além disso, a cama também deve ser posicionada diagonalmente à porta, mas não diretamente alinhada com ela. Isso é chamado de “posição de comando” no Feng Shui.
- Evite espelhos que “olham” para a cama – eles perturbam o sono, os relacionamentos e a sensação de harmonia.
- Não guarde coisas embaixo da cama – elas bloqueiam a energia do descanso. No entanto, se você tiver uma cama baú e as coisas estiverem organizadas, não há problema.
- As cores devem ser suaves, pastéis, rosa, salmão, cinza quente. A neutralidade também é bem-vinda.
4. Banheiro: o espaço de descarga dentro de casa

O banheiro é energeticamente mais “sensível” de acordo com o Feng Shui, pois está ligado à água que é eliminada – e, portanto, à perda de energia.
- A tampa do vaso sanitário deve estar sempre fechada, pois “puxa” a boa energia para baixo.
- Mantenha seu banheiro limpo e organizado, sem exageros: poucos objetos de qualidade ajudam a criar um ambiente que emana calma.
- Escolha aromas naturais (óleos essenciais, sabonetes) para reforçar a sensação de limpeza.
- Espelhos quebrados ou rachados não têm lugar no seu banheiro.
- Plantas que amam umidade (como samambaias ou heras) recebem um grande “sim” do Feng Shui, pois limpam a energia e “mantêm” o elemento água em equilíbrio. Pequenos objetos decorativos de madeira fazem o mesmo trabalho.
Leia mais: Como fazer velas aromáticas com cera de coco e criar um negócio lucrativo
5. Hall de Entrada: o portal da energia positiva

No Feng Shui, a entrada da casa é considerada a “boca do Chi”. É por onde a boa energia entra na casa – e, consequentemente, na sua vida.
- A entrada deve ser limpa, clara e organizada. Nada deve impedir a abertura da porta.
- O espelho não deve ser colocado em frente à porta, pois dessa forma ele devolve o chi para fora. Se quiser um espelho, coloque-o lateralmente.
- A organização também é fundamental neste espaço. Uma planta, um quadro ou um aroma que você gosta em forma de vela ou aromatizador de ambiente torna o espaço automaticamente mais “acolhedor”.
6. Varanda: o mundo intermediário

A varanda é o que conecta o interior com o exterior da casa. No Feng Shui, funciona como uma estação de energia. Ou seja, recebe luz, ar e transporta suas qualidades para dentro do espaço.
- Escolha plantas com boa energia (por exemplo, manjericão, lavanda, bambu, jasmim) que limpam o ar e atraem a positividade.
- Na varanda deve haver movimento de acordo com o Feng Shui. Um pequeno sino de vento ou um carrilhão ajudarão a ativar o espaço.
- Prefira mesas redondas e, em geral, móveis de exterior arredondados. Eles promovem o fluxo positivo de energia em comparação com ângulos “duros”.
- Quanto à iluminação, uma luminária quente para a noite cria uma sensação de proteção e acolhimento.
7. Jardim

Se você é uma das pessoas sortudas que têm um jardim em casa, então você também tem um “campo de energia” que pode te renovar diariamente. No Feng Shui, o jardim é um reflexo do seu estado mental.
- O equilíbrio dos 5 elementos aqui é muito importante. Para reforçar o elemento madeira, invista em árvores, plantas e bancos de madeira.
- Para o elemento fogo, em lanternas, velas e flores vermelhas, enquanto para o elemento Terra, em pedras e vasos de barro. Mas se você prefere o elemento metal, invista em elementos decorativos metálicos ou sinos de vento.
- Para o elemento água, você pode investir em uma pequena fonte ou até mesmo uma obra de arte “aquática” com o tema água.
- Cuide da saúde das plantas que você tem lá. Plantas murchas ou esquecidas “derrubam” a energia.
- Crie um ponto de relaxamento tranquilo se tiver a possibilidade. O jardim também é um espaço de meditação.
- Deixe alguns pontos vazios de decorações e móveis: assim como na casa, o ar e a energia precisam de espaço para se mover.
Leia mais: 8 alimentos que podem ser congelados e como armazená-los para durar bem mais
Princípios gerais que se aplicam a toda a casa
Por fim, alguns pontos podem ser aplicados em toda casa. Assim, é essencial deixar sempre e em todos os lugares espaço para que a energia positiva se mova livremente. O chi deve fluir e não ser impedido. Para isso, jogue fora coisas que você não precisa mais, pois o velho bloqueia o novo.
Além disso, certifique-se de que a luz natural “entre” em todos os lugares e não se esqueça de que as plantas são amigas do Feng Shui, pois limpam a atmosfera e ativam a vitalidade do espaço.
E, aqui vai uma dica extra: veja sua casa como um espelho da sua própria energia. Se algo te incomoda, talvez você precise movê-lo ou removê-lo. O Feng Shui não é uma tendência, é uma maneira de ouvir o que seu espaço precisa para te retornar o mesmo!
Se algo te incomoda, certamente você verá aqui que é negativo para o Feng Shui, então aproveite o fato de que nessa filosofia você pode encontrar tudo para a decoração da sua casa.