Conheça as igrejas mais diferentes do mundo que irão te surpreender. Foto: Flickr.
A arquitetura das igrejas é uma expressão artística e simbólica que sempre nos encantou. Inclusive, muitas delas se tornaram pontos turísticos devido à sua beleza e significado histórico.
No entanto, algumas igrejas se destacam por suas construções inusitadas, desafiando normas convencionais e surpreendendo aqueles que as visitam.
E, é justamente pensando nessas construções diferentes e surpreendentes que hoje iremos falar um pouco sobre as quatro das igrejas mais diferentes do mundo, cada uma com uma história peculiar e seu impacto cultural significativo.
Leia mais: Quanto dinheiro é arrecadado na Fontana di Trevi? Veja o valor astronômico
Localizada no sul da Colômbia, no desfiladeiro do rio Guáitara, a Igreja de Las Lajas parece emergir das montanhas como uma ponte entre o céu e a terra. Construída entre 1916 e 1949, sua arquitetura gótica impressiona com torres altas, vitrais coloridos e uma estrutura que se harmoniza com a paisagem rochosa ao redor.
O templo foi erguido no local onde, segundo a tradição, uma aparição da Virgem Maria ocorreu no século XVIII. A igreja está conectada ao outro lado do cânion por uma ponte de pedra de 50 metros de altura, tornando-a um local de peregrinação e um espetáculo arquitetônico que desafia a gravidade.
Na cidade de Enschede, na Holanda, existe uma igreja que foge completamente dos padrões tradicionais: a Igreja de Lego. Construída como uma instalação temporária para explorar a relação entre arte e espiritualidade, essa estrutura foi criada inteiramente com blocos coloridos gigantes, inspirados no famoso brinquedo infantil.
A ideia por trás dessa igreja é trazer uma nova perspectiva sobre a construção e a união, destacando como a fé pode ser construída peça por peça, assim como os blocos que compõem o templo. Embora tenha sido uma estrutura efêmera, a Igreja de Lego provocou discussões sobre modernidade e a interseção entre religião e arte.
Dentre os templos mais singulares do mundo, o Ossuário de Sedlec, localizado em Kutná Hora, República Tcheca, é certamente um dos mais impressionantes e macabros. Sua decoração é composta por ossos humanos, artisticamente dispostos em lustres, altares e esculturas ornamentais.
A história do local remonta ao século XIII, quando um punhado de terra do Monte do Calvário, em Jerusalém, foi espalhado no cemitério de Sedlec, tornando-o um dos lugares mais desejados para sepultamento na Europa. No século XIX, os ossos de mais de 40 mil pessoas foram organizados de forma decorativa, transformando o espaço em uma igreja única, onde a mortalidade e a fé se entrelaçam de maneira impactante.
Leia mais: Por que Michelangelo não queria ser chamado de pintor? A resposta vai surpreender você
Nas profundezas de Zipaquirá, na Colômbia, encontra-se um dos templos mais extraordinários do mundo: a Catedral de Sal. Esculpida dentro de uma antiga mina de sal, a catedral subterrânea é um exemplo impressionante de como o ambiente natural pode ser transformado em um espaço sagrado.
O templo atual foi inaugurado em 1995 e está a cerca de 180 metros abaixo do nível do solo. Ele conta com três naves, cruzes esculpidas diretamente no sal-gema e uma iluminação suave que cria um ambiente místico. O local atrai peregrinos e turistas. Além disso, simboliza o esforço humano para encontrar espiritualidade mesmo nas profundezas da terra.
E aí, você já conhecia alguma dessas igrejas mais diferentes do mundo? Qual delas mais impressionou você?
No coração do sul da França, especificamente na pitoresca cidade de Haux, um dos costumes…
À medida que as árvores e as plantas florescem e a Páscoa se aproxima, uma…
A “Procissão de Verges com a Dança da Morte”, conhecida como “O Dançar da Morte”,…
Na Suíça, um país famoso por suas águas puras, montanhas e harmonia com a natureza,…
Dois adolescentes belgas foram acusados na terça-feira de pirataria de vida selvagem, após serem encontrados…
Na encantadora ilha de Corfu, no Mar Jônico, a Páscoa adquire uma dimensão única e…