Você sabia que alguns filmes queimam mais calorias que outros?
Você nunca foi fã de filmes de terror? Talvez mude de ideia depois de descobrir que eles podem ajudar a queimar calorias. Sim, você leu certo. Um estudo da Universidade de Westminster revelou que assistir a um thriller intenso pode fazer você perder até 113 calorias – o equivalente a meia hora de caminhada.
Portanto, caso você seja do tipo que prefere passar a noite no sofá com um bom filme e uma tigela de pipoca, essa é uma ótima notícia. Em vez de se sentir culpado por não ir à academia, que tal escolher um filme assustador e acelerar seu metabolismo sem sair de casa?
Quando assistimos a um filme de terror, nosso corpo reage como se estivéssemos em perigo real. O coração bate mais rápido, a respiração acelera e os músculos ficam tensos. Tudo isso gasta energia.
O estudo mostrou que os filmes com mais sustos (os famosos jump-scares) são os mais eficazes. Eles elevam a frequência cardíaca e liberam adrenalina, o que aumenta o metabolismo e queima mais calorias. Richard Mackenzie, um dos pesquisadores, explica que essa reação do corpo é semelhante à de um exercício moderado.
Leia mais: Os Simpsons previram o futuro? Veja as profecias que viraram realidade
Alguns filmes se destacaram no estudo por fazerem os espectadores queimarem mais calorias. Veja a lista:
Claro que assistir a um filme não substitui uma rotina de exercícios. Mas pode ser um complemento divertido para quem quer gastar algumas calorias extras sem esforço. Se você já gosta do gênero, melhor ainda. Se não, pode ser uma boa desculpa para experimentar algo novo.
E se você acha que filmes de terror são muito intensos, existem outras opções. Suspenses psicológicos e thrillers também aumentam a frequência cardíaca, mesmo sem tantos sustos.
Leia mais: Portal futurista conecta cidades a 600 km de distância: veja como funciona
Ah, e não é só isso. Existem alguns “truques” que podem potencializar o gasto energético enquanto você assiste ao seu filme de terror. Confira!
Apagar as luzes e aumentar o som faz com que você “sinta” a atmosfera do filme. A imersão aumenta o medo e a resposta do corpo.
Vamos combinar, a interrupção pode acabar com o clima. Portanto, como o que queremos aqui é aumentar a adrenalina no seu corpo, se você ficar checando o celular, o efeito não será o mesmo.
O que pode ser assustador para um, pode não transmitir medo algum para o outro. O impacto varia de pessoa para pessoa, portanto, escolha um que realmente acredite ser assustador para você.
Bem, agora você já sabe que existe uma maneira diferente de queimar calorias. Então, se esse é o seu desejo, experimente maratonar alguns desses filmes.
Tudo bem, esse método pode não ser tão eficaz quanto uma corrida no parque, mas certamente é bem divertido. Que tal começar hoje mesmo? Quem sabe você não descobre um novo hobby – e ainda perde algumas calorias no processo.
E aí, pronto para encarar um filme de terror? Se sim, qual será o primeiro da sua lista?
No coração do sul da França, especificamente na pitoresca cidade de Haux, um dos costumes…
À medida que as árvores e as plantas florescem e a Páscoa se aproxima, uma…
A “Procissão de Verges com a Dança da Morte”, conhecida como “O Dançar da Morte”,…
Na Suíça, um país famoso por suas águas puras, montanhas e harmonia com a natureza,…
Dois adolescentes belgas foram acusados na terça-feira de pirataria de vida selvagem, após serem encontrados…
Na encantadora ilha de Corfu, no Mar Jônico, a Páscoa adquire uma dimensão única e…