Cuscuz: o prato típico nordestino que ganhou o coração do Brasil. Foto: Pxhere.
Você sabia que, no dia 19 de março, comemoramos o dia mundial do cuscuz? Isso mesmo, o cuscuz de milho ganhou o coração dos brasileiros e, por isso é sobre ele que iremos falar logo a seguir.
Antes de mais nada, é importante saber que cada lugar, no país e no mundo, tem seu cuscuz, feito com diferentes ingredientes. No entanto, mesmo assim, ele é considerado o prato principal no nordeste brasileiro.
Vamos confessar que o cuscuz conquistou também o nosso coração. Aqui na equipe, assumimos que preferimos o doce, porém, apreciamos até mesmo as suas muitas variações salgadas. Até porque elas são deliciosas e interessantes!
E, aqui vai uma dica, para quem gosta de inovar, que tal acrescentar ao seu cuscuz um pouco de requeijão, mel e canela? Garantimos, o resultado fica maravilhoso!
Para quem é curioso, o cuscuz surgiu originalmente no norte da África, especialmente nas regiões da Argélia, Tunísia, Marrocos e Líbia. Acredita-se que ele foi criado pelos berberes, povos nômades do deserto do Saara. Então, se espalhou para outras partes do mundo devido ao comércio e à colonização, e hoje é consumido em muitas culturas.
No Brasil, foi introduzido pelos colonizadores portugueses como alimentação para os escravos, por conta do fácil preparo e por render bem.
Esse amarelinho, que raramente falta na mesa típica do brasileiro, foi reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas. Mas, é claro, é tão versátil!
E, sem contar que você pode servi-lo doce ou salgado, no café da manhã ou no jantar.
Ah, e aqui vai uma curiosidade!
Essa festa é comemorada todo dia 12 de outubro na Praça do Rosário, em Padre Viegas, Minas Gerais, segundo a página @festivaldecuscuz, que você pode conferir no Instagram.
O cuscuz é feito à base de sorgo, arroz ou sêmola de trigo. No Brasil, o cuscuz nordestino é muito popular e é feito com farinha de milho. A versão mais comum é servida com coco, manteiga ou queijo, e em algumas variações pode ter carne de sol, linguiça ou ovos.
O cuscuz é uma boa fonte de carboidratos e, dependendo dos ingredientes adicionais, pode fornecer proteínas, fibras e até mesmo gordura saudável. Quando feito com trigo integral ou adicionado com legumes e proteínas, pode se tornar uma refeição equilibrada e nutritiva. Não é à toa que você poderá ver algumas variações do cuscuz na rotina fitness de vários famosos.
Por fim, vamos compartilhar uma receita de cuscuz nordestino típico! Se quiser aprender a fazer você mesmo, confira a seguir!
O cuscuz nordestino é versátil e combina com café da manhã, lanches e até refeições principais. Experimente acompanhar com queijo coalho ou um café fresquinho!
Você já acordou e percebeu que o hálito não está dos melhores? Pois é, isso…
Às margens do rio Nilo, uma cidade se mantém viva entre ruínas milenares e a…
À primeira vista, Fisher Island pode parecer apenas mais uma ilha perto de Miami. Mas…
Por mais que os avanços tecnológicos e científicos ajudem a explicar muitos aspectos da vida,…
No dia 16 de julho de 2186, o céu será palco de um dos eventos…
Um novo projeto ferroviário está chamando atenção no interior paulista: a retomada da antiga Estrada…