Viajar de avião é, para muitos, sinônimo de aventura, novas descobertas e, claro, aquele friozinho na barriga. Mesmo os viajantes mais experientes costumam sentir uma certa tensão antes da decolagem.
Nessas horas, uma dúvida costuma surgir: será que estou voando com uma companhia segura?
Para ajudar quem busca voar com tranquilidade, o site AirlineRatings.com divulgou o ranking atualizado com as companhias aéreas mais seguras do mundo em 2025.
A lista foi criada com base em análises detalhadas de 385 companhias de diferentes países, avaliando critérios como idade da frota, incidentes graves, treinamento dos pilotos, certificações de segurança e até mesmo a situação financeira das empresas.
Leia mais: Os 5 países mais seguros para viajar em 2025
Quem lidera o ranking?
Mais uma vez, a Air New Zealand ficou no topo da lista como a companhia aérea mais segura do mundo. Segundo os especialistas, a empresa se destacou pelo ótimo estado de conservação de seus aviões, equipe altamente treinada e rotas desafiadoras que exigem habilidades excepcionais dos pilotos.
Logo em seguida aparece a australiana Qantas, que perdeu a liderança por uma pequena diferença de 1,5 ponto. Ambas continuam como referências globais em segurança aérea.
Destaques e mudanças
Um ponto curioso é que, neste ano, houve um empate triplo na terceira colocação: Cathay Pacific, Qatar Airways e Emirates tiveram desempenhos idênticos em todos os critérios avaliados, desde controle de incidentes até o preparo das tripulações.
Outras companhias que merecem menção são a Korean Air, que entrou para o top 10, e as estreantes Iberia e Vietnam Airlines, que aparecem pela primeira vez no ranking das 25 mais seguras.
Por outro lado, empresas renomadas como Singapore Airlines e KLM ficaram de fora este ano, apesar de manterem ótimos índices de segurança. A explicação está em pequenos incidentes recentes que acabaram influenciando na pontuação final.
Leia mais: Conheça o país mais feliz da Europa que é exemplo de bem-estar para o mundo
As 25 companhias aéreas mais seguras de 2025

Se você vai viajar para o exterior e está em dúvida sobre qual companhia escolher, aqui está a lista completa das mais seguras, segundo o AirlineRatings:
- Air New Zealand
- Qantas
- Cathay Pacific
- Qatar Airways
- Emirates
- Virgin Australia
- Etihad Airways
- All Nippon Airways (ANA)
- EVA Air
- Korean Air
- Alaska Airlines
- Turkish Airlines
- TAP Air Portugal
- Hawaiian Airlines
- American Airlines
- SAS
- British Airways
- Iberia
- Finnair
- Lufthansa/Swiss
- Japan Airlines
- Air Canada
- Delta Airlines
- Vietnam Airlines
- United Airlines
E as companhias low cost?
Se você prefere companhias de baixo custo, também pode voar tranquilo. A lista das 25 low costs mais seguras foi liderada pela HK Express, que se destacou por seu histórico impecável e ausência de incidentes graves.
Outras companhias conhecidas que figuram na lista são Ryanair, easyJet, Jetstar, AirAsia, Southwest, Wizz Air e JetBlue. Vale lembrar que, mesmo sendo mais econômicas, essas empresas também seguem padrões rigorosos de segurança.
As 10 primeiras low cost mais seguras:
- HK Express
- Jetstar Group
- Ryanair
- easyJet
- Frontier Airlines
- AirAsia
- Wizz Air
- VietJet Air
- Southwest Airlines
- Volaris
Voar ainda é seguro?
Sim! Apesar de alguns acidentes recentes, voar continua sendo uma das formas mais seguras de transporte.
Um estudo mostra que a chance de morrer em um voo é de cerca de 1 em 13,7 milhões. Para se ter ideia, a Organização Mundial da Saúde estima mais de 1,1 milhão de mortes por acidentes de trânsito por ano.
Além disso, um novo recurso lançado pelo AirlineRatings em parceria com o Skyscanner agora permite que os viajantes filtrem voos também com base na segurança e não só no preço ou tempo de viagem. Isso ajuda a tomar decisões ainda mais conscientes.
Portanto, tanto para conhecer novas culturas, como para visitar parentes ou explorar o mundo, voar é parte importante da nossa vida moderna. E com a ajuda de rankings como esse, podemos planejar nossas viagens com mais confiança.
No Mundo Igual, gostamos de mostrar como pequenas decisões podem fazer a diferença em experiências grandes.
Saber que você está embarcando com uma companhia reconhecida por sua segurança pode transformar ansiedade em tranquilidade e permitir que você aproveite mais cada momento da sua viagem.