Veja os principais benefícios da música para a saúde dos idosos.
Sabe aquela sensação boa que a música traz? Pois é, ela faz ainda mais bem para os idosos. Uma pesquisa bem legal mostrou que a música traz muitos benefícios para a saúde de quem tem mais idade.
Um estudo feito pela Universidade de Michigan, chamado Envelhecimento Saudável, perguntou para pessoas entre 50 e 80 anos como a música as afetava. Incríveis 98% disseram que se sentiram melhor de alguma forma por causa da música.
Leia mais: 10 frases que pessoas com inteligência emocional usam com frequência
Essa pesquisa, que teve o apoio da AARP, mostrou que a música ajuda muito os adultos mais velhos. Quase todo mundo que participou, 98%, sentiu alguma melhora na saúde por causa da música.
Os benefícios mais comuns que eles notaram foram:
É impressionante como a música pode ajudar em tantas coisas, não é?
Leia mais: O hábito que Einstein recomendava e que muitos consideram perda de tempo
Sabe aquele ditado “quem canta seus males espanta”? Parece que é verdade! Tocar um instrumento musical, por exemplo, é ótimo para o cérebro. Um relatório do Conselho Mundial sobre Saúde Cerebral da AARP mostrou isso.
Mas calma, você não precisa virar um músico profissional! Qualquer contato com a música já faz bem. Cantar no chuveiro, dançar na sala, tocar um instrumento simples ou só ouvir suas músicas preferidas já traz benefícios para a saúde.
Para você ter uma ideia, quase todos os idosos da pesquisa (98%) disseram que a música faz bem para a saúde, mas só 17% tocaram algum instrumento no último ano. Isso mostra que só de ouvir música já ajuda muito!
Eles também perguntaram com que frequência os idosos ouvem música. Mais da metade (56%) ouve música todo dia, e 29% ouve várias vezes por semana.
Cantar também é popular! Uma em cada cinco pessoas idosas (21%) canta todos os dias. As mulheres cantam mais do que os homens, sabia? E muita gente gosta de assistir a shows, mesmo que seja pela televisão ou internet. 80% dos idosos fizeram isso pelo menos algumas vezes no último ano.
E não para por aí! Quase metade dos idosos (41%) foi a shows de música ao vivo. Então, seja ouvindo em casa, tocando um instrumento ou assistindo a um show, a música realmente faz muito bem para a saúde dos idosos. É como um remédio gostoso e divertido!
E aí, você já sabia dessa?
Às margens do rio Nilo, uma cidade se mantém viva entre ruínas milenares e a…
À primeira vista, Fisher Island pode parecer apenas mais uma ilha perto de Miami. Mas…
Por mais que os avanços tecnológicos e científicos ajudem a explicar muitos aspectos da vida,…
No dia 16 de julho de 2186, o céu será palco de um dos eventos…
Um novo projeto ferroviário está chamando atenção no interior paulista: a retomada da antiga Estrada…
Transformar lixo em utilidade doméstica não é novidade, mas algumas práticas ganham destaque pela simplicidade,…