Notícias

7 frutas mais saudáveis do mundo e uma que pode brilhar em 2025

Todo mundo sabe que frutas fazem bem. Elas são doces por natureza, práticas, cheias de vitaminas, minerais e fibras. Mas entre tantas opções na feira ou no mercado, você já parou para pensar quais são as mais saudáveis de verdade?

Pesquisadores da Universidade William Paterson, nos Estados Unidos, fizeram essa investigação. A ideia foi descobrir quais frutas entregam mais benefícios com menos calorias. E o resultado surpreendeu: entre os mais de 40 alimentos vegetais analisados, apenas sete frutas ficaram no topo da lista das mais nutritivas.

Se você quer dar um reforço natural à saúde, vale a pena conhecer essas campeãs e pensar em incluí-las no seu dia a dia.

Leia mais: 5 coisas que você nunca deve aquecer no micro-ondas (e por quê)

As frutas mais saudáveis do mundo

1. Limão-siciliano

O limão-siciliano é uma das frutas mais saudáveis que existem.

O limão-siciliano aparece no topo por um bom motivo. Além de ser fonte generosa de vitamina C (mais de 50 mg por 100 g), também contém fibras, cálcio, potássio e magnésio. Ajuda na digestão, fortalece o sistema imunológico e ainda pode dar um sabor especial à água ou aos sucos.

Embora seja mais caro que o limão-taiti, pode ser um ótimo aliado para variar o cardápio de forma saudável.

2. Morango

Morango.

O morango não é só bonito: é funcional. Rico em antioxidantes, tem ainda mais vitamina C que o limão. Ele oferece minerais como ferro, cálcio e magnésio, além de ácido fólico, essencial para o cérebro e para o sangue.

Pode ser consumido puro, batido com leite vegetal ou em saladas de frutas. Só não esqueça de lavar bem antes de comer, pois ele costuma concentrar agrotóxicos.

Leia mais: Por que você deve evitar reaquecer frango no micro-ondas?

3. Laranja

Laranja.

A velha conhecida dos brasileiros continua firme entre as melhores escolhas. Além da alta concentração de vitamina C, a laranja oferece potássio, cálcio e um bom teor de fibras. Também ajuda no funcionamento do intestino e pode aliviar aquela vontade de doce, sem culpa.

4. Limão-taiti

Assim como seu “primo” siciliano, o limão-taiti é rico em vitamina C e minerais. A diferença é que ele é mais acessível, fácil de encontrar e bem versátil na cozinha — vai bem em sucos, temperos e até em sobremesas.

5. Toranja rosa e vermelha

Apesar de não ser tão comum por aqui, a toranja (ou grapefruit) é uma das frutas mais completas. Cheia de vitamina C, ela ainda ajuda a reduzir o colesterol e controlar o apetite. O único ponto fraco é o preço, já que costuma ser importada. Mas se encontrar em promoção, vale experimentar.

6. Amora

Pequena no tamanho, gigante nos benefícios. A amora é rica em ferro, cálcio, magnésio e potássio. Também tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, contribui para a saúde do coração e da pele. Pode ser usada em sucos, chás ou consumida pura.

7. Toranja branca

Outra variação da toranja, com sabor mais suave. Embora menos comum no Brasil, ela também entrega uma boa dose de fibras e vitamina C. Se encontrar, é uma boa pedida.

Leia mais: Qual é a bebida mais antiga do mundo? Receita fácil para fazer na sua casa

Comer bem faz diferença

O segredo não está em consumir só uma fruta milagrosa, mas em variar ao longo da semana. Frutas diferentes trazem benefícios diferentes. Quando você diversifica o que come, dá ao corpo a chance de se nutrir melhor.

Incluir frutas nas refeições ajuda na digestão, fortalece o sistema imunológico, melhora a disposição e até contribui para o bom humor. E mais: muitas delas ajudam a manter a saciedade, o que pode ser útil para quem está tentando controlar o peso de forma saudável.

E qual é a fruta promissora para 2025?

De acordo com tendências de mercado, publicações em saúde e projeções de exportação agrícola, a pitaya (ou fruta-do-dragão) é a fruta que deve ganhar mais espaço em 2025.

Ela vem sendo cada vez mais valorizada no Brasil e no exterior. Rica em fibras, vitamina C, ferro e antioxidantes, a pitaya também é aliada da digestão e tem baixo teor calórico. Além disso, tem um visual exótico e sabor leve, o que a torna ideal para sucos, tigelas com iogurte, ou mesmo pura.

Outro ponto interessante é que a pitaya cresce bem em regiões quentes, e a produção brasileira tem aumentado nos últimos anos. Em 2025, ela deve aparecer com mais frequência em supermercados, feiras e receitas funcionais.

Equipe de redatores Mundo Igual

Somos uma equipe dedicada de redatores comprometidos em trazer informações confiáveis e atualizadas sobre o Brasil e do mundo. Com conteúdos que inspiram, informam e ajudam também no seu crescimento pessoal, exploramos temas como cultura, curiosidades, dicas práticas e notícias relevantes, autoajuda e outros relacionados. Nosso objetivo é conectar você ao conhecimento de forma clara e acessível, impactando e melhorando a sua vida e o seu dia a dia.

Artigos recentes

A misteriosa cidade egípcia que ainda guarda segredos do mundo antigo

Às margens do rio Nilo, uma cidade se mantém viva entre ruínas milenares e a…

4 dias atrás

Quanto custa viver na ilha mais procurada pelos bilionários dos EUA?

À primeira vista, Fisher Island pode parecer apenas mais uma ilha perto de Miami. Mas…

4 dias atrás

“Tudo o que sabemos é mentira?”, o alerta de um astronauta que viu a Terra de longe

Por mais que os avanços tecnológicos e científicos ajudem a explicar muitos aspectos da vida,…

5 dias atrás

Este é o eclipse mais longo da história e já tem data para acontecer

No dia 16 de julho de 2186, o céu será palco de um dos eventos…

6 dias atrás

Locomotiva dos anos 1950 retorna aos trilhos em nova atração turística

Um novo projeto ferroviário está chamando atenção no interior paulista: a retomada da antiga Estrada…

1 semana atrás

Tampinhas de plástico, uma solução barata e sustentável para suas roupas

Transformar lixo em utilidade doméstica não é novidade, mas algumas práticas ganham destaque pela simplicidade,…

1 semana atrás