A Páscoa está chegando e, assim como no Natal, as mesas mais fartas são preparadas nessa época. Tão fartas que, com certeza, sempre sobra algo para o dia seguinte. Afinal, quem nunca foi convidado, ou convidou a família para comer o “resto de ontem”? Mas, nessa onda de guardar os alimentos para o dia seguinte, surge a dúvida: o que podemos colocar no congelador?
Antes de mais nada, não se preocupe! Nada precisa ser desperdiçado! Só precisamos de um pouco de criatividade na cozinha e de um congelador. Esses são os únicos “ingredientes” necessários para aproveitar tudo o que sobrou da refeição. A única coisa que precisamos saber é: quais alimentos podem ser congelados e quais devemos transformar em algo diferente, já que nem todos aguentam o congelamento.
Leia mais: Vulcanologia: descubra a ação simples que deixa o seu café perfeito
Alimentos que podem ser congelados

Vamos começar com o seguinte: podemos congelar muitos pratos já cozidos, desde que não sejam feitos com alimentos que “absorvem” água durante o preparo, como batatas, massas e arroz (a menos que o arroz faça parte de um prato mais complexo). Isso é algo que devemos evitar, pois, quando descongelarmos, a textura desses alimentos não será a mesma.
Por que isso acontece? A água absorvida por esses alimentos durante o cozimento congela e, ao descongelar, se desprende, deixando-os com textura esponjosa. Claro que isso é menos problemático para as massas, que podem ser congeladas quando preparadas com molho, por exemplo. Massas mais grossas, como penne, fusilli e rigatoni, congelam melhor que as finas, como o espaguete.
Então, o que podemos congelar e ainda manter o sabor (ou pelo menos grande parte dele)? Carnes, aves, legumes e peixes (com algumas perdas no sabor). Quando esses alimentos são cozidos com molho, o líquido ajuda a protegê-los, impedindo que o ar frio resseque, por exemplo, a carne. Por isso, caldos, sopas ou molhos (com tomate ou carne moída) são perfeitos para congelar, pois mantêm muito do sabor e da textura ao descongelar. Além disso, também podemos congelar:
- Carnes cozidas (principalmente com molho)
- Lasanhas (mesmo com massa, o problema é menor)
- Almôndegas e hambúrgueres (melhor crus, mas também podemos congelá-los já cozidos)
- Feijão verde e ervilhas
- Leguminosas
- Vegetais recheados e dolmas
- Crepes (com ou sem recheio)
- Bolos, biscoitos e, claro, pães, que, depois de congelados, ficam como fresquinhos se aquecidos no forno!
Mas o alimento pode estragar no congelador?
Sim, pode. Se não for embalado corretamente ou se ficar muito tempo no congelador (mais de 2-3 meses), ele pode estragar. Isso também pode acontecer se a temperatura não estiver certa (cada congelador tem suas configurações, e alguns têm zonas especiais para certos alimentos).
Como saber se o alimento estragou?
A principal maneira de perceber isso é se, ao descongelar, ele estiver com cheiro ruim. Além disso, a cor pode ter mudado, e ao retirar do congelador, pode aparecer uma “queimadura” na superfície, causada pela temperatura muito baixa (se isso acontecer, nem tente descongelar). Mas, é claro, nem sempre um alimento estragado terá um cheiro ruim. Portanto, o ideal é se atentar aos outros fatores e também ao tempo em que o alimento ficou no congelador.
Leia mais: 4 itens que podem deixar a sua casa bem mais feliz, segundo estudos
5 dicas para embalar corretamente os alimentos no congelador:

Como já dissemos, a maneira como embalamos o alimento pode afetar tanto sua qualidade quanto o tempo que vai durar no congelador. Por isso, siga essas dicas para embalar os alimentos:
- Escolha embalagens herméticas (sacos ou potes próprios para congelamento).
- Coloque etiquetas nas embalagens, indicando o que é e quando foi congelado.
- Use papel manteiga para evitar que alimentos como hambúrgueres grudem entre si. O ideal é congelá-los primeiro, separados, em uma bandeja, e depois transferir para os sacos. O mesmo vale para pães, vegetais ou biscoitos.
- Divida os alimentos em porções. Assim, quando precisar, não terá que jogar fora o que sobrar.
- Use recipientes para forno ou descartáveis para alimentos que precisarão ser aquecidos ou finalizados no forno depois de descongelados.
Então, agora vocês sabem quais são os alimentos que podem ser congelados. E, sabem também que aqui no Mundo Igual vocês encontram várias dicas e, o melhor: elas são de graça! Continuem nos acompanhando para saber muito mais!