Notícias

A maior fraude no mundo do boxe que destruiu uma lenda do esporte

Hoje vamos apresentar uma das histórias mais trágicas do esporte, e especificamente do boxe. Não, não estamos falando do famoso episódio em que Mike Tyson mordeu a orelha de Lennox Lewis, mas sim da trágica história do invicto e corajoso Billy Collins Jr.

O pugilista americano de origem irlandesa estava pronto para escrever sua própria história, mas Luis Resto, um boxeador mediano (pelos seus próprios resultados), apenas um adversário razoável, tirou-lhe essa chance da forma mais impiedosa.

A trágica história de uma estrela do boxe

Billy vinha de uma família da classe trabalhadora no Tennessee, e seu pai também havia sido boxeador, chegou a enfrentar o campeão mundial Curtis Cokes pelo cinturão dos meio-médios. Seu filho, Billy, acumulava 14 vitórias, entre elas contra o promissor Harold Brazier, que se aposentou em 2004 após 124 lutas (105-18-1).

Por outro lado, seu oponente Luis Resto, um nova-iorquino de 28 anos com origem porto-riquenha, embora tivesse resultados razoáveis (19-8-2) e já tivesse figurado como o 10º no ranking mundial, nunca havia conquistado fama… além da sua vizinhança. No entanto, decidiu roubar a fama de Collins Jr. da forma mais injusta e desigual.

As luvas da vergonha

A luta foi equilibrada nos primeiros rounds, e embora nenhum dos dois tivesse dominado claramente, o rosto de Billy Collins Jr. mostrava que não suportava os golpes de Resto.

Como você poderá ver no vídeo abaixo, seu rosto estava muito mais inchado que o do adversário, mesmo com ambos trocando quase o mesmo número de socos. No último round, não seria exagero dizer que o jovem lutava praticamente cego, já que seus olhos estavam completamente fechados.

Após 10 rounds, a luta terminou com a vitória por decisão dos juízes para o azarão da noite, Luis Resto. No momento em que o vencedor foi apertar a mão do treinador e pai de Collins, o experiente ex-boxeador percebeu algo estranho nas luvas de Resto.

Imediatamente agarrou suas mãos e pediu que a comissão examinasse as luvas, que pareciam muito… vazias.

A investigação

A investigação conduzida pela Comissão Atlética de Nova York revelou que alguém havia removido a camada de proteção (acolchoamento) das luvas, o que significava que Billy Collins Jr, naquela noite, durante 10 rounds, levou socos praticamente com os nós dos punhos nus de Resto. E a tragédia não termina aí.

Para que isso fosse possível sem que Resto ferisse gravemente as próprias mãos, descobriu-se também que as bandagens que envolviam suas mãos foram embebidas em GESSO na noite anterior à luta.

O responsável por esse ato foi o treinador de Resto, Panama Lewis, identificado após um mês de investigação. Resto também foi acusado de saber o que estava acontecendo e de aceitar participar. Com isso, a vitória foi anulada, e a luta oficialmente declarada como No Contest (sem resultado).

Leia mais: Veja os valores dos itens leiloados de ‘The Crown’; vestido da Lady Di e mais

A triste consequência para Billy Collins Jr.

Veja as consequências para Billy Collins Jr.

Infelizmente, Collins já havia sido gravemente ferido. Ele sofreu ruptura da íris nos olhos, o que o impediu de enxergar com clareza novamente, algo que acabou encerrando prematuramente sua carreira.

O fim precoce de um boxeador inocente e a pena branda dos culpados

Apenas 9 meses após a luta, em 6 de março de 1984, Billy Collins Jr. morreu em um acidente de carro, não muito longe de sua casa. Ainda hoje, muitos acreditam que foi suicídio, pois os traumas da luta e a injustiça vivida o afetaram profundamente. Alguns dizem que ele havia se entregado ao álcool.

Em 1986, tanto o treinador quanto o lutador, Lewis e Resto foram julgados por agressão com arma letal (o gesso nas bandagens) e conspiração, já que foi descoberto que alguém havia apostado uma grande quantia a favor de Resto. Ambos foram condenados, mas com penas brandas: Resto ficou 2,5 anos na prisão e Panama Lewis por seis anos.

Leia mais: Dior contra Coco Chanel em série de TV emocionante: veja o trailer

O documentário e novas revelações

Em 2008, a HBO lançou um documentário chamado “Assault in the Ring”, que trouxe mais detalhes sobre o caso. Nele, Resto continua tentando se justificar, dizendo que a culpa era apenas do seu treinador, que já havia feito o mesmo em duas outras lutas anteriores, sempre visando ganhos com apostas. Segundo Resto, Panama Lewis arriscava tudo por dinheiro e drogas, supostamente a mando de um barão da cocaína que controlava os dois, embora isso nunca tenha sido provado.

O documentário também abordou o comportamento ambíguo da família de Collins no verão de 1983, após a luta. Segundo relatos, eles pressionaram para que o filho nunca mais voltasse a lutar, não apenas para protegê-lo, mas para garantir indenizações maiores. No entanto, isso são apenas rumores, pois certamente os pais também queriam o bem do filho.

Um final trágico, sem redenção

Uma história trágica, sem final feliz, como nos filmes de Hollywood e sem a redenção necessária para aliviar o coração do espectador. Porque, infelizmente, a vida às vezes escreve as histórias de terror mais cruéis. Um filme que poderia se chamar:

“O boxeador assassino que usou gesso nas luvas para vencer um grande atleta.”

Equipe de redatores Mundo Igual

Somos uma equipe dedicada de redatores comprometidos em trazer informações confiáveis e atualizadas sobre o Brasil e do mundo. Com conteúdos que inspiram, informam e ajudam também no seu crescimento pessoal, exploramos temas como cultura, curiosidades, dicas práticas e notícias relevantes, autoajuda e outros relacionados. Nosso objetivo é conectar você ao conhecimento de forma clara e acessível, impactando e melhorando a sua vida e o seu dia a dia.

Compartilhar
Publicado por
Equipe de redatores Mundo Igual
Tags: esportes

Artigos recentes

Esta é a data do fim do mundo, segundo Isaac Newton (e ela está chegando)

Isaac Newton é conhecido pelas leis da gravidade e pelas contribuições fundamentais à física e…

1 hora atrás

Brasil x Portugal: 9 palavras que parecem iguais e significam outra coisa

A língua portuguesa é falada por milhões de pessoas ao redor do mundo. No entanto,…

5 horas atrás

Qual é o buraco mais fundo do mundo e por que colocaram uma tampa nele?

Escondido nas paisagens geladas da Península de Kola, no extremo norte da Rússia, existe um…

9 horas atrás

7 formas de aumentar o seu QI, segundo Einstein

Albert Einstein é lembrado por sua genialidade e pelas contribuições à ciência. Mas o físico…

1 dia atrás

Por que tanta gente está colocando papel alumínio na chave do carro?

Com a tecnologia avançando a cada dia, até o jeito de roubar um carro mudou.…

1 dia atrás

Qual foi o primeiro idioma do mundo? Veja qual ainda é falado hoje

Muito antes da escrita digital, dos livros impressos e até mesmo das primeiras bibliotecas de…

1 dia atrás