Mundo

10 cidades mais perigosas da Europa: veja o ranking

Acredite ou não, por trás dos belos cartões postais, das magníficas ruas de paralelepípedos e do brilho romântico das atrações históricas, existem algumas cidades europeias, e algumas muito conhecidas, que foram classificadas como as cidades mais perigosas da Europa.

Embora possa ser fácil se deixar levar pelo charme romântico de visitar cidades como Paris ou Nápoles, vale a pena explorar o lado sombrio delas para saber quais bairros evitar.

Embora você possa notar que muitas dessas cidades perigosas estão na França e na Inglaterra, existem algumas que podem surpreendê-lo.

Abaixo, examinaremos as taxas de criminalidade dessas cidades europeias, o que você precisa saber e tudo o que está entre elas, para que você possa entender mais sobre o que está por trás dessas belas cidades europeias de duas faces.

10 cidades mais perigosas da Europa

1. Bradford, Reino Unido

Bradford é uma das cidades mais perigosas da Europa. Foto: Pexels.

Historicamente, é uma grande cidade industrial na região de West Yorkshire, que passou por uma série de desafios sociais que afetaram sua reputação. A cidade foi classificada em vários estudos como um dos lugares de maior risco no Reino Unido em termos de crime.

Bradford tem tido taxas de criminalidade consistentemente altas em comparação com outras partes do Reino Unido, particularmente quando se trata de crimes violentos, roubos e comportamento antissocial. Algumas áreas em Bradford lutaram com questões como violência de gangues, crimes relacionados a drogas e violência de rua.

Crimes com facas e violência relacionada a gangues têm sido preocupações particulares em partes da cidade. Roubos e crimes de veículos também são comuns.

Essa cidade tem uma população diversificada, com comunidades significativas do sul da Ásia e muçulmanas, e às vezes, houve tensões entre grupos étnicos, particularmente em torno de questões de raça, religião e integração. No passado, houve incidentes como tumultos raciais (por exemplo, em 2001) que contribuíram para a imagem um tanto problemática da cidade.

Certos bairros do lugar tiveram problemas com tráfico de drogas, violência relacionada a gangues e crimes juvenis. Essas questões estão frequentemente ligadas à privação socioeconômica e à falta de oportunidades para os jovens, o que pode aumentar a probabilidade de indivíduos se envolverem em comportamento criminoso.

Bradford tem alguns bairros conhecidos por taxas de criminalidade mais altas e desafios sociais. Áreas como Odsal, Girlington, Manningham, Allerton e Holme Wood lutaram com questões como pobreza, violência de gangues, crimes relacionados a drogas e comportamento antissocial.

Esses bairros frequentemente enfrentam crimes juvenis e privação. Embora essas áreas tenham visto melhorias ao longo do tempo, elas permanecem mais arriscadas em comparação com outras partes da cidade. No entanto, Bradford como um todo tem muitas áreas seguras, e o crime é frequentemente concentrado em locais específicos.

Leia mais: 35 países com os alimentos mais e menos acessíveis em 2025: veja o ranking!

2. Marselha, França

Apesar de turística, Marselha é uma das cidades mais perigosas da Europa. Foto: Pexels.

Embora Marselha tenha uma localização perfeita, com paisagens costeiras deslumbrantes e vistas panorâmicas do Mar Mediterrâneo, você deve estar ciente de que ela está no top 5 todos os anos e muitas vezes ocupa o primeiro lugar na lista das cidades mais perigosas da Europa.

Sim, Marselha é considerada uma das cidades mais perigosas da Europa e tem a maior taxa de criminalidade do continente. Com um índice de criminalidade de 65,2, ela supera cidades como Belfast, que antes estava sempre no top 10, mas não é a única cidade com uma taxa de criminalidade desse nível.

Entre os crimes que você precisa conhecer, os incidentes mais comuns incluem roubo de carros, roubos e preocupação com a segurança doméstica. Marselha pode facilmente cativá-lo com seu charme, mas você precisa ter cuidado nesta cidade.

Se você visitá-la, é melhor evitar certas áreas, como os bairros do norte, e ficar em lugares mais seguros, como La Panier ou La Corniche.

A maioria dos crimes da cidade está relacionada a gangues, mas ninguém quer se envolver em uma disputa, então evite andar sozinho à noite e fique em áreas turísticas bem iluminadas.

3. Coventry, Reino Unido

Coventry fica no Reino Unido e também é uma das cidades mais perigosas da Europa. Foto: lickr.

Essa cidade tem uma taxa de criminalidade de 64,68, não muito atrás de Marselha. Ao visitar Coventry, vale a pena notar que as áreas mais perigosas da cidade são Willenhall, Foleshill, Hillfields e Wood End.

As taxas de criminalidade aumentaram nessa cidade nos últimos anos e a maioria dos crimes ocorre nessas quatro áreas, o que as torna duas vezes mais perigosas do que o resto da cidade.

Embora ela tenha muitas áreas seguras, como Earlsdon e Kenilworth, é melhor evitar os bairros mencionados acima.

Alguns dos crimes mais comuns por lá incluem crimes violentos, problemas com prostituição, comportamento antissocial e roubo. De acordo com a polícia local, é recomendado não andar sozinho nas ruas à noite e nunca exibir objetos de valor que possam ser alvo de roubo.

De qualquer forma, é importante saber que a polícia está tomando medidas ativas nas áreas relatadas com patrulhamento policial e câmeras de circuito fechado ativas para ajudar a combater os altos níveis de criminalidade. No entanto, até que as coisas melhorem significativamente, é melhor ter cuidado se você planeja visitar Coventry.

Leia mais: 6 lugares em que você NÃO pode entrar, pois a visitação é proibida

4. Birmingham, Reino Unido

Apesar das atrações incríveis, a segurança não é o ponto forte de Birmingham. Foto Pexels.

Birmingham tem atrações maravilhosas, como galerias de arte, museus e fábricas de chocolate, o que a torna um lugar popular, especialmente para os ingleses. No entanto, existem algumas coisas que você precisa saber sobre segurança nesta cidade.

Ela foi classificada como a cidade grande mais perigosa em West Midlands e, em 2022, a taxa de criminalidade total foi de 145 crimes por 1.000 pessoas.

A cidade é conhecida por roubos, mas também por outros crimes, como danos e incêndios criminosos, que a tornam um lugar onde você precisa ter muito cuidado. Os crimes mais comuns que parecem prevalecer em Birmingham incluem crimes sexuais e violência.

O centro da cidade é considerado o lugar mais perigoso da cidade, enquanto outras áreas onde você precisa ter cuidado incluem Bordesley Green, Aston and Newtown e Acock’s Green.

5. Nápoles, Itália

A cidade da pizza se destaca pelo alto índice de criminalidade. Foto: Pexels.

Nápoles é uma cidade mundialmente conhecida por sua culinária, especialmente pela invenção da pizza que conhecemos e amamos. No entanto, também é conhecida pela criminalidade, algo que muitas pessoas já sabem.

A reputação da cidade como uma das cidades mais perigosas da Europa se espalhou e ainda é um lugar onde os turistas precisam tomar as precauções adequadas. A cidade, que já foi chamada de capital dos assassinatos da Europa, pode não ser tão perigosa quanto antes, mas o crime organizado é um grande problema por lá, como em outras partes da Itália.

Ao visitar Nápoles, é provável que você não sofra nenhum incidente, especialmente se permanecer nas ruas bem iluminadas das principais áreas turísticas e evitar carregar objetos de valor caros, o que pode aumentar o risco de roubo.

No entanto, a verdade é que ela é uma cidade que tem sido associada à máfia italiana, por isso é recomendado nunca andar sozinho ou visitar bairros desconhecidos, especialmente à noite.

6. Liège, Bélgica

Liège é outra cidade da Europa que se destaca pela criminalidade. Foto: Pexels.

A cidade famosa por suas cervejas saborosas e chocolates deliciosos pode não vir à mente como um país perigoso, mas a cidade de Liège tem um lado sombrio. Embora a cidade seja segura durante o dia, é recomendado evitar andar sozinho à noite, e mesmo que você fique a poucos minutos do centro, é recomendado pegar um táxi em vez de caminhar. Então, por que Liège é tão “perigosa”?

Liège, ao contrário de algumas das outras cidades, tem uma taxa de criminalidade crescente, que se concentra em crimes relacionados a drogas e assédio de rua. Em comparação com a capital, Bruxelas, Liège tem uma taxa de criminalidade geral mais alta, que aumentou drasticamente nos últimos três anos.

O roubo de veículos também é comum, portanto, se você estiver dirigindo na cidade, certifique-se de que não haja objetos de valor no seu carro e que você o tenha trancado bem antes de sair.

7. Montpellier, França

Montepellier é famosa pelos vinhos e por suas costas. Mas, o que muita gente não sabe é que ela também tem um alto índice de criminalidade. Foto: Pexels.

Muitos descrevem Montpellier como a irmãzinha de Marselha e, como você verá abaixo, eles têm razão. Localizada no sul da França, em uma região conhecida por suas belas costas e vinhos mundialmente famosos, atrai muitos turistas todos os anos, mas a cidade tem um lado sombrio que os visitantes precisam conhecer.

Com um índice de criminalidade de 62,42 e um índice de segurança de 37,6, é claro que Montpellier, na França, é um destino onde você precisa ter mais cuidado do que em outras cidades europeias.

Embora Montpellier possa ser considerada segura, especialmente nos “bairros bons”, esconde muitos perigos. A cidade é conhecida por carteiristas e violência urbana, com a cidade enfrentando cada vez mais problemas com tráfico de drogas e crimes relacionados a gangues, que não afetam as áreas turísticas.

8. Grenoble, França

A França aparece novamente no ranking, com Grenoble sendo mais uma das cidades mais perigosas da Europa. Foto: Pexels.

Um país proeminente nesta lista é a França, e uma das cidades mais perigosas da Europa é Grenoble, localizada no leste da França. A cidade tem problemas com pessoas que usam ou traficam drogas, bem como crimes de violação de propriedade, como vandalismo e roubo.

Grenoble pode ser uma cidade segura para os turistas visitarem, mas existem certas áreas que você deve evitar, como Arlequin, Villeneuve e Mistral.

Vale ressaltar que carteiristas e roubos de bolsas são incidentes comuns nas áreas urbanas e prevalecem em muitas outras cidades francesas mencionadas aqui.

Recomenda-se evitar esses bairros dia e noite, manter seus objetos de valor escondidos e tentar permanecer em áreas bem iluminadas e movimentadas da cidade para evitar quaisquer incidentes.

No geral, Grenoble está vendo uma queda em certas taxas de criminalidade, como roubos residenciais, mas outras taxas de criminalidade ainda estão aumentando.

9. Nantes, França

Nantes também fica na França e tem um alto índice de criminalidade. Foto: Pexels.

Nantes, localizada no oeste da França, é famosa por sua rica história, sendo a antiga capital do Ducado da Bretanha e o local do Édito de Nantes (1598). É conhecida por sua cena cultural, incluindo Les Machines de l’île, um parque de diversões mecânico, e o Musée d’Arts.

A cidade também é reconhecida por seus espaços verdes, patrimônio marítimo e abordagem diferenciada à sustentabilidade. Nantes é famosa por sua cidra e frutos do mar, tornando-a uma cidade vibrante e dinâmica para se visitar.

No entanto, ela foi listada como uma das cidades mais perigosas nos últimos anos devido a problemas com violência de gangues, tráfico de drogas e crimes violentos.

Áreas como Bachao, Breil e partes de Doulon têm visto taxas de criminalidade mais altas, incluindo roubo, furto e comportamento antissocial. Esses bairros frequentemente lutam contra a pobreza e a agitação social, o que contribui para o aumento da criminalidade. Recomenda-se ter cautela, especialmente à noite, nessas áreas, enquanto as partes centrais da cidade permanecem relativamente seguras.

Leia mais: As bandeiras do Chade e da Romênia são iguais? Descubra se há diferenças!

10. Paris, França

Caso não queira ter problemas nas suas férias, é importante evitar algumas áreas de Paris. Foto: Pexels.

Paris pode ser uma cidade que retrata o destino ideal para férias românticas, mas a cidade tem certas áreas que você deve evitar. Afinal, não é por acaso que quase todos os anos ela é incluída na lista das cidades mais perigosas da Europa.

Além da Torre Eiffel e das pitorescas confeitarias, a Cidade da Luz enfrenta uma taxa de criminalidade crescente, como muitas outras cidades europeias. Embora os turistas acorram a esta cidade mundialmente famosa para desfrutar da atmosfera e dos cantos icônicos, os moradores locais estão começando a sentir a insegurança da cidade, e cada vez mais áreas estão se tornando mais perigosas.

Se você estiver visitando ou planejando se mudar para lá, vale a pena notar que as áreas mais perigosas de Paris são as estações de trem Gare de l’Est e Gare du Nord à noite, o bairro central de Pigalle com suas luzes vermelhas à noite, bem como Stalingrad e Chateau Rouge.

Em geral, a cidade tem muitas áreas seguras, como a bela Montmartre, mas seria bom lembrar quais são as áreas ruins que já mencionamos acima. Ah, e é interessante saber que, para a segurança dos visitantes, a Polícia de Paris tem um folheto de segurança com dicas para visitar a cidade.

Onde essas informações foram coletas?

Essas informações foram coletadas pelo Numbeo, um site que fornece dados colaborativos sobre cidades e países, focando em aspectos como custo de vida, taxas de criminalidade, qualidade de vida, saúde e preços de imóveis. Ele ajuda os usuários a comparar cidades e tomar decisões informadas sobre onde morar, trabalhar ou visitar, com base em dados do mundo real fornecidos por moradores locais e viajantes.

Equipe de redatores Mundo Igual

Somos uma equipe dedicada de redatores comprometidos em trazer informações confiáveis e atualizadas sobre o Brasil e do mundo. Com conteúdos que inspiram, informam e ajudam também no seu crescimento pessoal, exploramos temas como cultura, curiosidades, dicas práticas e notícias relevantes, autoajuda e outros relacionados. Nosso objetivo é conectar você ao conhecimento de forma clara e acessível, impactando e melhorando a sua vida e o seu dia a dia.

Artigos recentes

Omelete gigante de 4.500 ovos: veja a tradição de Páscoa que começou com Napoleão

No coração do sul da França, especificamente na pitoresca cidade de Haux, um dos costumes…

10 horas atrás

Por que os alemães acendem fogueira na Páscoa? Conheça o Osterfeuer!

À medida que as árvores e as plantas florescem e a Páscoa se aproxima, uma…

14 horas atrás

Mistério e tradição: o ritual milenar que coloca a Morte em cena na Catalunha

A “Procissão de Verges com a Dança da Morte”, conhecida como “O Dançar da Morte”,…

18 horas atrás

Suíça: o costume pascal da “Água Benta” que tende a desaparecer

Na Suíça, um país famoso por suas águas puras, montanhas e harmonia com a natureza,…

1 dia atrás

Jovens são pegos no Quênia roubando 5.000 formigas em tubo de ensaio

Dois adolescentes belgas foram acusados na terça-feira de pirataria de vida selvagem, após serem encontrados…

1 dia atrás

Corfu: veja como é essa Páscoa cheia de barulho e jarros quebrados

Na encantadora ilha de Corfu, no Mar Jônico, a Páscoa adquire uma dimensão única e…

2 dias atrás